• Rua João de Deus s/n, 8375-126 São Bartolomeu de Messines
  • 282 330 633

Um grupo de homens de boa vontade decidiu dedicar um dia de “caça” a favor dos outros e dotar São Bartolomeu de Messines com uma Associação de Bombeiros.

A principio a ideia era pegar no “lucro” da caça e comprar uma ambulância.

A freguesia crescia e desenvolvia-se e Silves ficava cada vez mais longe, contudo a boa vontade daqueles homens, foi inspiradora e motivadora e aqueles outros se juntaram e então “num ou se faz tudo ou não se faz nada”, e assim decidiu-se além de se comprar a ambulância de criar a Associação.

O primeiro presidente foi Ramiro Graça Cabrita, e o primeiro Comandante Francisco Vargas Mogo, e a 8 de março de 1977 foi fundada a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines, que iniciava a louvável atividade em beneficio dos outros, com duas viaturas para transporte de pessoal e três ambulâncias, doze homens no corpo ativo e seis mulheres no corpo auxiliar, constituíam-se com seis motoristas como o primeiro grupo operacional dos bombeiros voluntários de São Bartolomeu de Messines, com as viaturas num armazém na Rua da Liberdade e a sede na Rua Dr. Oliveira Salazar, atual Rua 25 de Abril.

A 8 de Março de 1984 , foi inaugurado o atual quartel na rua João de Deus.

O Corpo de Bombeiros de São Bartolomeu de Messines, tem de sua área de intervenção para além da sua Freguesia, as freguesias de São Marcos da Serra e Tunes, bem como as ligações Lisboa-Algarve , a A2 ,de Almodôvar a Paderne, e antiga ligação, IC1 até Ourique/Albufeira, a linha férrea e estrada nacional 124.

Como todas as Associações, atravessou e atravessa dificuldades económicas, dificuldades essas que se vão ultrapassando do mesmo modo que foi criada ,com a solidariedade da população, associados e apoio das entidades, não esquecendo a dedicação dos seus operacionais e Diretores que passaram por esta associação sempre com a prioridade de manter esta “Casa” erguida, em homenagem aqueles que que a fundaram.

Numa antiga reportagem feita aos bombeiros alguém disse “a Ambição em nome da solidariedade nunca pode ter limites”, assim a ambição de querer mais desta Associação, não tem limites para continuar a Proteger e Socorrer a sua comunidade.

Agenda

28 Abr. 2024
Ajude-nos a ajudar

Newsletter

Li e aceito a Política de Privacidade